O que é Mochila Cargueira:
Mochila cargueira é a principal companheira de mochileiros e aventureiros que vivem carregando de tudo nas costas. É uma mochila diferenciada que permite carregar várias coisas que serão úteis durante a caminhada e que se farão necessárias para o cumprimento da expedição.
Mochileiros, geralmente, encaram longas distâncias a pé, pegam carona, descem rios e conhecem as maravilhas da natureza surgidas em trilhas ou escondidas em caminhos desbravados. Para isso, é preciso ter uma mochila que ofereça o máximo de conforto, resistência,praticidade e tamanho.
A mochila cargueira permite uma melhor distribuição do peso é confeccionada em tecidos que suportam melhor água e abrasão, como por exemplo:
Cordura - tecido em fibra Du Pont de poliamida altamente resistente e 10 vezes mais forte à abrasão em comparação com a lona.
Nylon (fibra plástica) - polÃmero sintético, também de alta resistência e confortável, com o diferencial de não ser absorvente.
Atualmente, todas as marcas possuem cinto abdominal anatômico e espuma antibacteriana de diferentes densidades que se ajustam ao corpo.
Tipos de mochilas cargueiras:
Alguns modelos de mochilas cargueiras vêm com uma mochila extra, conhecida como mochila de ataque. Acopladas e destacáveis, elas comportam de 15 a 35 litros e servem para percursos mais rápidos.
Por exemplo, o mochileiro tem a pode deixar a sua mochila cargueira no albergue e usar a mochila de ataque para fazer um passeio de um dia, levando comida, documentos, papel higiênico, câmera fotográfica, guarda-chuva e outras coisas úteis de uso imediato.
A mochila cargueira se divide de acordo com sua capacidade de transporte. A capacidade varia de 40 litros (mochilas cargueiras pequenas) e acima de 75 litros (mochilas cargueiras grandes). Todas oferecem muitos compartimentos extras que facilitam o acesso do mochileiro aos itens de maior importância durante uma trilha, por exemplo.
Existem também as mochilas cargueiras femininas que oferecem um tamanho maior na parte do quadril, garantindo mais comodidade.
Como escolher a mochila cargueira ideal:
Um dos fatores mais importantes para quem vai fazer uma trilha curta ou um longo percurso é saber qual o limite do próprio corpo e o peso máximo suportado para se carregar uma mochila cargueira, sem que as dores sejam mais intensas em relação ao prazer de descobrir territórios e culturas.
Desconfie de mochilas cargueiras muito baratas. Existem marcas nacionais muito boas, mas as importadas ainda são as melhores pelo design, ergonomia e durabilidade.
O preço que se paga por uma mochila cargueira mais resistente não é nada quando você está no meio de uma mata fechada. Em todo caso, sempre é bom levar uma silver tape, linha e agulha caso aconteça algum imprevisto. As alças da mochila cargueira devem ser acolchoadas e firmes ao mesmo tempo, recomenda-se mochilas cargueiras com ajustes de tamanho nas barrigueiras e para as costas referentes à altura do corpo.
Se não vier de fábrica, compre uma capa de chuva, pois protege também da sujeira e desgaste excessivo. O Dry System permite evaporar o suor das costas evitando o mau cheiro e facilitando a ventilação. Procure por aquelas mochilas cargueiras com sistema de hidratação, assim você não precisará parar toda vez que sentir sede.
Mochila cargueira – como arrumar:
Antes de colocar o pé na estrada, o primeiro passo de um mochileiro é arrumar sua mochila cargueira. Essa é uma tarefa importante que necessita de atenção para não acarretar em dores e cansaço extra durante a caminhada.
Para isso, é preciso decidir o que deseja levar. Entretanto, você deve estar disposto a suportar dias marchando com esse peso nas costas.
Sabendo o que se deseja transportar, a próxima etapa é arrumar tudo dentro da mochila cargueira. Equipamentos mais pesados devem ser armazenados na parte inferior (o mais próximos das costas), para facilitar os movimentos em terrenos irregulares e diminuir o cansaço após longas caminhadas. Evite colocar nessa parte, materiais que possam quebrar. Roupas e saco de dormir são bons “forros” para proteger o restante do equipamento.
Tendo arrumado todas as coisas, é hora de ajustar as alças e tirantes para, enfim, por os pés na trilha. Coloque sua mochila cargueira bem segura (sem ficar balançando nas costas), e justa na barrigueira. É importante que o peso fique sobre os quadris e não sobre os ombros.
Como ajustar sua Mochila Cargueira:
Alguns fatores interferem no ajuste de sua mochila cargueira, para fazer o procedimento correto, siga algumas dicas:
- Só faça o ajuste depois que a mochila cargueira estiver carregada;
- Primeiro, ajuste a barrigueira – é muito importante que o peso fique sobre os quadris;
- Depois de ajustar a barrigueira, ajuste as alças dos ombros - elas devem passar por cima do seu ombro e se conectar com a mochila na altura das omoplatas.
- A mochila cargueira deve ter o comprimento do seu tronco - da vértebra C7 (ossinho do pescoço) até o quadril;
- Ajuste todas as fitas e olhe para o teto, se a parte de trás da sua cabeça bater na mochila, ajuste-a novamente para que isso não ocorra, ou procure uma mochila mais curta.
Postar um comentário