1. Qual é a definição de um resgate
de emergência?
É o resgate
que não pode esperar. A vida da pessoa está em perigo, quer seja por situações
já ocorridas ou por eventos que podem ocorrer. Não somente a vida pode estar em
risco como a pessoa pode ficar com seqüelas permanentes ou aliviar a dor da
vítima.
2. Demonstrar como resgatar, com
segurança, uma pessoa nas seguintes situações:
a. em contato com cabo elétrico – usar um cabo de vassoura ou outro
material isolante, como plástico para afastá-la do fio elétrico, sem tocar nela
com o corpo desprotegido.
b. em ambiente cheio de fumaça ou
gás – andar mais
próximo ao chão possível, pois a fumaça tende a subir. Abrir todas as portas e
janelas que possível. Se houver fogo no local, molhe a roupa (mas fique longe
do fogo, você não está 100% protegido).
c. com as roupas em chamas – devemos abafar com um cobertor ou
pano, de preferência molhado. Não deixe a pessoa correr. Rolar no chão pode
espalhar o fogo.
d. afogando-se, sem qualquer
equipamento de resgate –
Atire um objeto que flutue para a pessoa se segurar.
e. um acidente no gelo
3. Demonstrar três maneiras de
atrair e comunicar-se com o resgate aéreo.
Obs. Os
sinais deverão ter de 3 a
4 metros
de comprimento por 30 cm
de largura, no mínimo.
Necessidade
médica; Necessitamos alimentos e água; Necessita material médico; Não podemos
seguir; Pode aterrizar aqui; Vamos nesta direção
4. Conhecer seis atitudes indicadas
em caso de necessidade de resgate imediato.
1 –
Desidratação em ambiente sem água
2 –
Ferimentos graves na cabeça
3 – Grande
perda de sangue
4 – Falta
de ar por qualquer problema
5 –
Hipotermia
6 – Vida em
risco (incêndio, afogamento...)
5. Conhecer seis procedimentos a
seguir antes de remover uma vítima de situação que apresenta risco de vida.
1 – A vida
do resgator não pode estar em perigo (melhor uma vítima do que duas)
2 – Usar o
método mais aconselhável para transportar a vítima
3 – Tentar
afastar o perigo ao máximo sem tirar a vítima do lugar (como apagar o fogo)
4 – Avaliar
se é melhor enviar um profissional de resgate
5 –
Observar se a vítima não estará em maior perigo se transportá-la (ferimentos na
coluna)
6 –
Conhecer a direção a seguir e todos concordarem em executar tudo
6. Conhecer cinco princípios
envolvidos na remoção de uma vítima de situação que apresenta risco de vida.
7. Conhecer as maneiras apropriadas
de ajudar uma vítima, em perigo, nas seguintes situações:
a. puxar a vítima
b. içar/levantar a vítima
c. ajudar a vítima a caminhar
8. Conhecer a forma adequada de
ajudar uma vítima, com ajuda de outros, nas seguintes situações:
a. Carregar uma pessoa sentada
b. Carregar uma pessoa deitada
c. Carregar com duas mãos, ou quatro
mãos
d. Carregar com cobertor
e. Carregar, em três, vítimas em
rede, nas posições supino e de bruços
f. Carregar em três ou quatro
pessoas
g. Carregar em seis pessoas
9. Saber como usar adequadamente uma
maca e carregar uma vítima numa maca. Saber como fazer uma maca liteira
improvisada.
10. Saber como usar corretamente
cordas e nós, como a seguir:
a. Nós para juntar cordas
b. Nó para diminuir corda
c. Nó para usar ao redor de alguém
num resgate
d. Enrolar e jogar - corretamente -
uma corda leve e uma pesada, de 15 metros
11. Que passos devem ser dados antes de
comunicar que alguém está desaparecido? Que informações serão necessárias ao
informar à polícia o desaparecimento de alguém? COmo devem ser conduzidas as
buscas por alguém perdido numa área selvagem?
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