BREAKING NEWS

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Internet - Em processo

1. Defina os seguintes termos:
    • a) Internet   
 A Internet ou internete em português é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial, ou seja, vários computadores e dispositivos conectados em uma rede mundial e dispõe milhões de dispositivos interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações compartilhadas nesta rede.
  1. fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet
    • b) World Wide Web (www)
  1. A World Wide Web,(Grande rede mundial - tradução livre) também conhecida como Web e WWW, é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras.
    1. fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Www
    • c) Chat Room ou Sala de Bate-papo
(Auto conhecimento) As salas de bate-papo hoje em dia estão pouco a pouco entrando em desuso, sendo superados pelas redes sociais. Mas as salas-papo, eram pequenas paginas onde usuários em um endereço comum podiam trocar mensagens com outros usuários. Na grande maioria as salas eram divididas por temas. A diferença de uma sala de bate papo e um fórum está em que o fórum não era em tempo real de conversa e sim de mensagens.    
    • d) Download
( Auto Conhecimento) A tradução livre é baixar, ou seja o usuário da internet, pode visualizar arquivos e baixa-los em sua maquina local. Videos, textos, musicas, livros, etc. 
    • e) Upload
(Auto conhecimento) A tradução livre é carregar, enviar, adicionar, é o primeiro paço da internet a inclusão de dados para visualizações ou mesmo o download. O Processo consiste em adicionar um arquivo em provedores na própria internet e este estando disponível a toda rede web.  
    • f) Website ou site
(Auto conhecimento) Sites são espaços em provedores, nos quais empresas e pessoas fazem uma especie de revista virtual. Podendo divulgar seus produtor, serviços, conhecimentos e robes. Cada site possui um endereço, para que seu publico alvo tenha um acesso rápido e simples ao seu conteúdo. 
    • g) E-mail
(Auto conhecimento) O E-mail substitui e trabalha em paralelo hoje em dia com as cartas. Sendo hoje considerado um documento confiável. Trata-se de um endereço de e-mail no qual vc pode mandar mensagens arquivos para outro usuário em tempo real, sem que ninguém saiba, somente o remetente e o destinatário. Possui um ótimo sistema de segurança e criptografia. 
    • h) Vírus
(Auto conhecimento) Virus é um nome dado a um arquivo autoexecutável e malicioso. Com o objetivo de danificar o sistema do computador ou o mais comum roubar dados pessoais dos computadores como senhas de e-mails e de cartões de crédito. 

2. Defina os seguintes termos e dê exemplos de cada um:
  • a) Webmail / POP3 / IMAP e-mail: São protocolos utilizados no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. Ele permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local, para outros computadores  inclusive  vários computadores ao mesmo tempo. Temos o Outlook, MSN, Gmail, e outros

  • b) Navegador de Web: Navegadores são programas específicos para "navegar" ou pesquisar na internet, com ferramentas exclusivas e adaptadas para este uso. Temos o Google Chrome, Opera, Mozilla Firefox e Internet Explorer 

  • c) Comunicadores Instantâneos (messenger):  Os Comunicadores instantâneos ou chats como são mais conhecidos, se tornaram uma ferramenta muito popular, pois substituí em muitos casos a ligação de celular ou sms. É um serviço gratuito e muito pratico de se usar podendo ter até a possibilidade de videochat.  Temos o Skype, Messenger, ChatFacebook e outros  

  • d) Streaming Media: É a possibilidade e assitir filmes ou ouvir musicas, canais de TV e estações de radio. Tudo online sem a necessidade de baixar grandes arquivos.Temos o  Youtube, VerTVsemAntena e outros.

  • e) Site de Busca: Devido ao grande numero de sites e serviços na internet. Ficaria  impossível  para  muitas pessoas e empresas, seus sites serem encontrados se não focem os buscadores. Eles possuem um código de pesquisa que podemos pesquisar praticamente tudo na internet. Temos o Google, Bink, ask e outros.

  • f) Antivírus: O Antivirus é um programa que escaneia seu computador ou periféricos de mídia e até mesmo na navegação da internet em busca de arquivos e programas maliciosos e com potencial de ser um vírus. Livrando o usuária da grande maioria dos vírus existentes hoje em dia. Temos o Nod32, AVG, Norton e outros

3. Completar uma das seguintes atividades:
  • a) Escrever uma breve história da internet com 250 a 300 palavras
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
Desenvolvimento da Internet 
Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.
Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.
  • b) Fazer uma apresentação no clube, igreja ou escola de 2 a 3 minutos sobre a história da internet. Semana de vós juvenil na igreja de Uvaranas.

 4. Qual a importância do antivírus? Inclua na sua resposta:
    • a) Cite alguns exemplos de como seu computador pode receber vírus através da internet
    • b) Qual a importância de manter seu antivírus sempre atualizado?
    • c) Se o seu computador não estiver protegido por um antivírus, como você pode compartilhar vírus com seus familiares e amigos?
    • d) Que mal pode um vírus fazer para seu computador ou de outras pessoas?
O uso da internet é uma experiencia fantástica, porem requer cuidado. Fazer downloads, ou simplesmente navegar em alguns sites, podemos nos infectar por uma gama de tipos de virus. Sendo imprescindível a utilização de um "bom" antivírus. Sem ele é certo que sua maquina vai ser infectada. Mas como isso ocorre? o apelido dado como Vírus, nos dai bem uma ideia de como este código trabalha. uma vez instalado em sua maquina, ele acessa seu banco de dados e copia sua lista de contatos e se duplica sendo assim espalhado para todos os seus contatos de e-mail ou redes sociais. Um antivírus vendo este vírus agir logo o repele impedindo seu trabalho de roubar dados. mas não basta somente ter o antivírus, deve ele ser atualizado diariamente. você e seus amigos podem ter damos físicos na maquina como também problemas com suas senhas e até ser vitima de roubo virtual em seu cartão de credito. Lembre-se obtenha um bom antivirus, eu defendo neste momento julho de 2014 o  BitDefender.   

5. De que forma os filtros de conteúdo podem proteger a sua família? Com sua família, desenvolva e assine um pacto de uso da internet, incluindo os seguintes elementos:
  • a) Nunca revele informações pessoais, lembre-se que as pessoas podem não ser o que dizem ser.
  • b) Nunca se encontrar com um amigo virtual pela primeira vez sem a presença dos pais ou responsável.
  • e) Parar imediatamente se perceber alguma coisa fora do normal.
  • f) Estabelecer um tempo para cada membro da família usar a internet por semana. Estabelecer limites que incentivam o tempo com Deus, a família e outras atividades necessárias
  • g) Tipos de sites que são aceitáveis / inaceitáveis para ver. Quais são os princípios que sua família vai usar para determinar o que são aceitáveis? Estes princípios devem ter como base a Bíblia.
6. Demonstrar a sua capacidade para navegar na internet e cumprir os seguintes requisitos:
  • a) Visitar 3 sites diferentes e imprimir a primeira página de cada site para o seu instrutor.



  • b) Demonstrar sua capacidade de usar um site de busca para encontrar um site de Bíblia on-line. Ir ao site, procurar pelo menos 3 diferentes textos da Bíblia em três versões diferentes e imprimir seus resultados para o seu instrutor. Além disso, encontrar três sites que falem sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Imprimir a primeira página de cada site para o seu instrutor


  • c) Fazer download de um arquivo compactado da internet (tar, zip, rar, etc) para seu disco rígido e descompactá-lo e abrir o arquivo ou programa

7. Demonstrar sua capacidade de usar e-mail e cumprir os seguintes requisitos (se necessário, crie uma conta de e-mail, com um nome de usuário e senha):
  • a) Criar e enviar um e-mail
  • b) Receber e abrir um e-mail
  • c) Fazer download de um anexo no e-mail e abrir
  • d) Conhecer 5 princípios de segurança ao enviar e receber e-mail

  1. Memorize Filipenses 4:8. Como este texto bíblico orienta o cristão a usar a internet?
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8
  1. Enviar uma mensagem que fale sobre esperança para seus amigos e tenha, no mínimo 5 respostas. Imprimir os e-mails retornados para apresentar ao instrutor.

Share this:

Postar um comentário

PRÓXIMA AVENTURA

PRÓXIMA AVENTURA
 
Copyright © 2014 Ricardo Born. Designed by OddThemes