BREAKING NEWS

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Gatos

1. Qual é o nome científico do gato doméstico?

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnívora

Familia: Felidae

Nome: Gato Doméstico

Nome em Inglês: Domestic Cat

Nome Científico: Felis Silvestris Catus

2. Como a estrutura da pata é semelhante em todos os felinos?
Os gatos possuem 5 dedos nas patas anteriores e 4 dedos nas posteriores. As patas dos gatos são ‘fofinhas’, como se fossem almofadadas, e são também elásticas, por isso andam silenciosamente. As suas unhas são retrateis (saem e entram em um orifício) e é usada para agarrar suas presas. Não tem calcanhar e caminham apoiados sobre os dedos.

3. De que maneira os olhos de todos os felinos são semelhantes?
Apesar de enxergar normalmente durante o dia, o gato tem a visão bastante adaptada para a noite. Os olhos apresentam estruturas e mecanismos totalmente adaptados para a visualização com baixa luminosidade, fazendo com que aproveitem melhor a luz do ambiente (estima-se que eles necessitam de cerca de 1/6 da quantidade de luz que para nós é o limite mínimo para a visão). 

A dilatação pupilar é um destes mecanismos e funciona a partir da extrema adaptabilidade das pupilas, que se dilatam ou contraem de acordo com a luz ambiente, permitindo uma melhor visualização. É fácil reparar a diferença entre os olhos de um gato durante o dia e à noite. Quando está sob muita luz, o olho do gato apresenta um pequeno filete escuro central, que à noite se transforma num grande círculo negro que ocupa quase toda a área do olho. 

4. Qual é o principal alimento da família dos gatos? De que forma os dentes dos gatos estão preparados para isto?
Por ser um felino, faz parte dos carnívoros. Apesar de comer ração em casa, sua principal alimentação é a carne. Assim como todos os felinos, seus dentes são afiados especialmente para cortar a carne. Os seus dentes: os caninos são em forma de punhal e os molares em forma de serra. Quando o gato crava seus dentes caninos nas suas vítimas causa morte imediata.

5. Para que serve os bigodes dos gatos?
Radar e órgão de tato, a mesma função sensível da ponta dos dedos das mãos. Alem de auxiliar no conjunto dos outros sentidos, em varias ocasiões. 

6. Como são protegidos os ouvidos dos gatos?
Suas orelhas são protegidas por pêlos contra o pó e insetos que poderiam, eventualmente, entrar. Sua audição é muito sensível.

7. Identificar, a partir de fotografias/ilustrações, ou ao natural, quatro tipos de gatos domésticos. Descrever o temperamento de cada um.

8. Qual o benefício, para o homem, dos gatos domésticos?
Eles ajudam a limpar a casa, exterminando os insetos, ratos e etc... Além de ser fiel, companheiro, muito atencioso, carinhoso e muito asseado.

9. Identificar a partir de fotografias/ilustrações, ou ao natural sete tipos de gatos selvagens. Dizer em que parte do mundo são encontrados.


Tigre - Ásia














Puma - Americas















Pantera-Negra - Ásia













Lince - Africa












Leão - Africa













Jaguatirica - America do Sul














Guepardo - Africa









Gato maracujá - Americas











Gato do Mato - Americas















Caracal - Asia












10. Que animal é conhecido como o rei dos animais? Por que recebe este título? Como é o seu temperamento?
O Leão, recebe o titulo de rei dos animais pela sua Ferocidade, força e pelo seu poderoso rugido. Temperamento familiar territorialista e muito mas muito feroz. Então se ver um desses no mato, lembre-se perna pra quem tem.
11. Contar a História de Androcles e o Leão.
Conta-se antigamente, nos tempos do domínio Romano, que existia um escravo fugitivo chamado Androcles. Quando perseguido se escondeu em uma caverna. De repente ouviu um rugido assustador e se deu conta que ao seu lado estava um grande leão. Androcles percebeu que sua pata estava inchada devido uma lasca de madeira que tinha ali enfiado. Androcles chegou perto do felino e tirou a farpa. O alívio do felídeo fez com que ficasse muito amigo de Androcles. Certa manhã, Androcles resolveu voltar a Roma. Pouco tempo depois foi aprisionado e sua pena era servir de espetáculo nas festas do Coliseu Romano, cuja pessoas eram comidas por feras famintas. Quando Androcles estava no meio do Coliseu, soltaram a fera, e para surpresa de todos, ao invés de atacar o escravo, este se colocou aos pés de Androcles e começou a brincar com ele. Então Androcles percebeu que o leão era aquele que ele tinha encontrado na caverna e que se tornara amigo. Androcles e o Leão foram poupados e soltos.

12. Contar quatro histórias da Bíblia nas quais um membro da família dos felinos é mencionado.
Daniel na cova dos leões (Daniel 6)
Quando Davi matou um leão (I Samuel 17:34)
Quando Sansão matou o leão (Juízes 14:1-20)
Profeta morto por leão (II Samuel 24:20)

Share this:

Postar um comentário

PRÓXIMA AVENTURA

PRÓXIMA AVENTURA
 
Copyright © 2014 Ricardo Born. Designed by OddThemes