1.Explicar os tipos de bicicleta para cada situação abaixo.
a) Urbano: A bike urbana possui uma estrutura simples e comum, porem muito confortável. Sua durabilidade é pequena pois foi projetada para pequenos passeios e em velocidades baixas.
2.Identificar e explicar as funções de cada peça a seguir:
a) Quadro: É o corpo central da bike, é a base de tudo, onde todas as peças vão se encaixar, para ser uma bike.
b) Roda: As rodas fazem o contato com o solo.
c) Garfo: É a peça que liga a roda dianteira do quadro, e proporciona o movimento de direção da bike.
d) Guidão: Fica ligado com a mesa e por sua vez ao garfo onde o ciclista se apoia e pode fazer o movimento de curvas.
e) Selim: É o banco, tem a função de dar um ponto a mais de contato, alem de conforto. O selim ou banco proporcionam a possibilidade de o ciclista descansar sem ter que parar a bike.
f) Corrente: Peça de tração, ela é responsável em levar a força muscular do ciclista até a roda traseira, fazendo assim com que a bike ande.
g) Freio: É indispensável este equipamento, é considerado de performance e de segurança, na grande maioria são dois freios o dianteiro e o traseiro.
h) Pneu:
I) Câmbio dianteiro
j) Câmbio traseiro
k) Cassete
m) Conduíte flexível ou cabo de aço
n) Manete do freio
o) Garfo com amortecedor
p) Manopla
q) Mesa
r) Movimento central
s) Pedal
t) Pedivela
u) Coroa
v) Cubo da roda
w) Raio
x) Canote de selim
y) Amortecedor
a) Quadro: É o corpo central da bike, é a base de tudo, onde todas as peças vão se encaixar, para ser uma bike.
b) Roda: As rodas fazem o contato com o solo.
c) Garfo: É a peça que liga a roda dianteira do quadro, e proporciona o movimento de direção da bike.
d) Guidão: Fica ligado com a mesa e por sua vez ao garfo onde o ciclista se apoia e pode fazer o movimento de curvas.
e) Selim: É o banco, tem a função de dar um ponto a mais de contato, alem de conforto. O selim ou banco proporcionam a possibilidade de o ciclista descansar sem ter que parar a bike.
f) Corrente: Peça de tração, ela é responsável em levar a força muscular do ciclista até a roda traseira, fazendo assim com que a bike ande.
g) Freio: É indispensável este equipamento, é considerado de performance e de segurança, na grande maioria são dois freios o dianteiro e o traseiro.
h) Pneu:
I) Câmbio dianteiro
j) Câmbio traseiro
k) Cassete
m) Conduíte flexível ou cabo de aço
n) Manete do freio
o) Garfo com amortecedor
p) Manopla
q) Mesa
r) Movimento central
s) Pedal
t) Pedivela
u) Coroa
v) Cubo da roda
w) Raio
x) Canote de selim
y) Amortecedor
3. Identificar, trocar as pastilhas de freio e diferenciar cada modelo de freio baixo:
a) Espora
b) Bleide
c) Disco
b) Bleide
c) Disco
4. Qual a importância de manter os cabos dos freios lubrificados e ajustados?
5. Instalar um sistema de macha em uma bicicleta ou retirar, lubrificar e ajustar em uma que já tenha. Em seguida, explicar o motivo da lubrificação e ajuste.
6. Identificar 3 tipos diferentes de aro e explicar suas diferenças e qualidades para cada tipo de bicicleta e terreno.
7. Enraiar corretamente um aro e alinhá-lo.
8. Demonstrar como encontrar furos na câmara de ar. Colá-los, mostrando o equipamento adequado para tal serviço.
9. Explicar como o amortecedor dianteiro e traseiro de uma bicicleta funciona e relacionar a perda de velocidade devido a ele.
10. Que tipo de óleo deve ser passado nas correntes, catracas e coroas?
11. Existem 2 tipos de pé-de-vela, o com coroa acoplada e o sem coroa. Explicar e demonstrar as diferenças, modo de troca, lubrificação e cuidados para cada um.
12. Como a mesa prende o guidão ao garfo?
13. Demonstrar os diferentes tipos de guidão e caneta.
Saber o tamanho de bicicleta e altura adequada do banco e guidão para cada pessoa.
Saber o tamanho de bicicleta e altura adequada do banco e guidão para cada pessoa.
Postar um comentário