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quinta-feira, 3 de julho de 2014

Desenho Vetorial


01. O que é desenho vetorial? 
especialidades-classes-desenho-vetorialEm computação gráfica, imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vetorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel.

As Curvas de Bézier são usadas para a manipulação dos pontos de um desenho. Cada linha descrita em um desenho vetorial possui nós, e cada nó possui alças para manipular o segmento de reta ligado a ele.

Por serem baseados em vetores, esses gráficos geralmente são mais leves (ocupam menos espaço em mídias de armazenamento) e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala, o que não ocorre com gráficos raster que utilizam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade. Outra vantagem do desenho vetorial é a possibilidade de isolar objetos e zonas, tratando-as independentemente.

Existe um tipo especial de imagem, gerada por computador, que mistura os conceitos de ambos tipos: o cálculo matemático (escalável por natureza) e imagem raster: as imagens fractais.

02. Cite 3 programas especializados em desenho vetorial?
Corel Drow 







 Ilustrator
 





Microsoft Expression Design







03. Cite os 5 formatos mais comuns de imagens vetoriais.
*.CDR  -  *.AI   -  *.BTM   -  *.ABE  -  *.EPS

04. Quais as diferenças entre desenho vetorial e raster?
Por serem baseados em vetores, esses gráficos geralmente são mais leves (ocupam menos espaço em mídias de armazenamento) e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala, o que não ocorre com gráficos raster que utilizam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade. Outra vantagem do desenho vetorial é a possibilidade de isolar objetos e zonas, tratando-as independentemente.
Existe um tipo especial de imagem, gerada por computador, que mistura os conceitos de ambos tipos: o cálculo matemático (escalável por natureza) e imagem raster: as imagens fractais.

05. Explique como o desenho vetorial pode manter a qualidade quando ampliado?

Exemplo de ampliação de uma Imagem Vetorial

 

Imagem vetorial ampliada

Observe como fica perfeita a ampliação de uma imagem vetorial. O lápis foi construído (e ampliado) num programa de vetores (CorelDRAW) e não tem o acabamento de uma foto.
Isso ocorre por se tratar de vetores matemáticos que multiplicam os pixels dos desenhos e assim não perdem a qualidade. 

06. O que é Curva de Bézier? Qual sua importância para a estrutura de desenho vetorial?
É a principal ferramenta de desenho para editores vetoriais. Com ela podemos fazer desenhos alterar e excluir traços.
07. Quais as principais diferenças entre um editor de imagem bitmaps e um editor de imagem vetorial? Cite 2 exemplos de cada tipo de editor.

08. Escolher um programa de desenho vetorial, explicar o porquê de tê-lo escolhido e, em seguida, demonstrar ao seu instrutor:   a. 5 ou mais atalhos de mouse e/ou teclado, dentro do programa escolhido.
O Programa escolhido é o Corel Draw por ser o mais usado no mercado atualmente:
Atalhos são: 
Ctrl + c (copiar)  
Ctrl + v (colar) 
Ctrl + M (centralizar na imagem) 
Ctrl + a (selecionar Tudo)  
Ctrl + Z  (Voltar ultima ação)

   b. Apresentar e demonstrar o uso de, pelo menos, 20 ferramentas diferentes.


Ferramentas usadas no desenho acima:
  1. Beziér
  2. Forma
  3. Eclipse
  4. Retângulo
  5. Régua
  6. Linhas Guia 
  7. Cor
  8. Sombra
  9. Transparência
  10. Lente
  11. Fontes
  12. Conta Gotas de cor
  13. Cor de linhas
  14. Cor de fundo
  15. Soldar 
  16. Agrupar
  17. Preenchimento
  18. Gradiente
  19. Linha de 2 pontos
  20. Salvar em png
09. Completar os seguintes desenhos:
a. O emblema D1 do Clube de Desbravadores, mostrando o uso de linhas guia e régua.

Todo o contorno foi usado linhas guias e a regua para monta-lo igual dos dois lados


b. Um desenho de sua escolha, mostrando o uso da ferramenta “mãos livres”.
Na colina e em parte dos montanhistas no desenho foi usado a ferramenta mãos livres para reforço do contorno.
c. Um animal, mostrando o uso de detalhes.
Imagem copiada com detalhas que fogem da simetria e precisão, mas demonstram detalhes do desenho.


d. Um banner, faixa ou cartaz de divulgação de algum evento de seu Clube ou Igreja.


e. Transformar uma foto de um rosto em um desenho vetorial, utilizando as ferramentas necessárias como rastreador de bitmap, filtro de transparência, etc.


10. Submeter os desenhos feitos no cumprimento dessa especialidade à avaliação de profissionais da área, visitando um especialista, ou publicando os trabalhos em uma rede social ou fórum especializado. Após o cumprimento da atividade, apresentar a seu instrutor os comentários, avaliações e propostas feitas pelos profissionais de alteração em seu desenho.

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2 comentários :

  1. Ótima especialidade Ricardo, acho que vou fazer a minha também!
    Att Pry Arte Finalista

    ResponderExcluir
  2. Faça mesmo Pryps... mas jha faça num blog
    ai vc pode ter ele online e não perde mais ... ajuda outras pessoas a fazer
    e ainda vai matando a especialidade de blog

    ResponderExcluir

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