1. Definir e desenhar um gráfico do
seguinte:
a. extensão focal – quantidade espacial que um foco
tem de alcance
b. aberração de lentes positivas – são lentes convexas, nela
incidindo a luz, a mesma se dissipa
c. lentes negativas – são as lentes côncavas, a luz se
concentra ao ser irradiada nesta superfície
d. dois tipos de distorção – distorção divergente (expande) e
convergente (concentra)
e. cor lateral – impressão variável que a luz
refletida na lateral de um corpo produz nos olhos
f. esféricas – qualquer meio transparente
homogêneo e isótopo, que seja limitado por dois dioptos
g. lentes acromáticas – refrangem a luz sem dispersá-la
em suas cores componentes, como o prisma
h. refração de luz – desvio que sofrem os raios ao
passar de um meio para outro
2. Explicar como a luz se comporta
quando atinge ou atravessa água, óleo, metais e um espelho.
Água –
Reflete de maneira retilínea (levemente irregular), ultrapassando a camada de
água tranqüilamente.
Óleo –
Ofusca a reflexão da luz, dificultando a propagação do feixe luminoso.
Metais –
Impede totalmente a passagem do feixe luminoso, absorvendo em sua superfície.
Espelho –
Reflete retilineamente, sem qualquer transtorno em sua refração.
3. Mencionar o nome e fazer
diagramas de três tipos de lentes positivas e três tipos de lentes negativas.
Positivas
Biconvexa |
Plano-convexa
|
Côncavo-convexa
|
Negativas
Bicôncava |
Plano-côncava
|
Convexo-côncava
|
4. Qual deveria ser a distância
mínima entre a fonte de luz e as lentes ao testar a extensão focal?
A distância
focal de uma objetiva normal é de 50
mm , mas pode variar. A teleobjetiva por chegar a 1000 mm . A distância mínima
da fonte de luz varia conforme a objetiva, para se testar a extensão focal.
5. Encontrar a extensão focal de pelo menos quatro lentes,
uma delas sendo uma lente negativa.
NOTA – Este
item deve ser feito com os conhecimentos que você adquiriu nesta especialidade,
mostrando para onde os feixes de luz tendem a ir quando incidem nas diferentes
lentes. Utilize os exemplos do item 3 para completar. Faça os diagramas com
régua e lápis, para ficar mais caprichado. Veja um exemplo abaixo:
No exemplo ao lado, vemos um feixe de luz incidindo numa lente bicôncava e se direcionando caracteristicamente. Faça quatro diagramas como o ao lado dando os sentidos da luz.
6. Explicar, através de diagramas,
por que uma imagem de uma lente positiva produz uma imagem reversa ou
invertida.
NOTA – Faça o seu próprio diagrama e fale sobre a inversão de imagens através dos fenômenos ópticos.
7. Demonstrar através de gráficos, como
funciona um prisma. Marcar os ângulos em que as cores aparecem e desaparecem.
A = ângulo
de refringência do prisma
r1 = ângulo
formado pelo raio luminoso no interior do prisma e a normal do ponto de
incidência.
r2 = ângulo
formado pelo raio luminoso no interior do prisma e a normal do ponto de
emergência.
i1 = ângulo
constituído pelo raio luminoso incidente e a normal do ponto de incidência.
i2 = ângulo formado pelo raio luminoso no interior do prisma e a normal do ponto de emergência.
8. Demonstrar o que acontece quando
a luz atinge um vidro fumê.
O vidro
fume não permite que a luz se propague com facilidade, como ocorre em vidros
comuns. Ele absorve o feixe luminoso, não propagando a luz incidida em sua
superfície.
9. Construir um instrumento ótico
usando espelhos ou lentes, tais como um periscópio, um projetor de slides ou um
telescópio simples.
NOTA – Esse
é um item muito legal. Você pode aprender muito com ele. Para se fazer um
periscópio (usado em submarinos), você pode pegar um cano com uma emenda em
ângulo de 90° no final e colocar um espelho em diagonal na região da angulação,
com isso, o periscópio permite que você veja coisas por cima de obstáculos. O
telescópio pode ser feito com duas lentes colocadas no começo e no fina de um
cano reto, ajeitando-se o foco, para não ficar embaçado.
10. Explicar o que significa o termo
6 X 35 e 7 X 50, quando aplicado a binóculos.
Os números
de tema nos binóculos representam o grau de zoom que ele possui. Quanto maior
forem os números indicativos, maior será o seu poder de aproximação. As lentes
dos binóculos se encontram no começo e no fim dele, alterando a aproximação das
lentes, altera-se o zoom, de acordo com o desejado, através de chaves
giratórias embutidas no binóculo.
11. Definir o termo “número-f” usado
em conexão com câmaras fotográficas. O que significa o fato de uma lente ser
rápida ou lenta? Uma lente f-8,5 é mais rápida ou mais lenta que uma lente f-8?
É um
conjunto de anéis (diafragma) que regula a quantidade de luz que vai ser
recebida pelo filme. Cada ponto acima deixa passar metade da luz anterior e
cada ponto abaixo deixa passar o dobro da luz anterior. Quanto maior for o
valor do ponto, menor será a abertura do diafragma. Quanto menor o número, mais
clara ela se torna e mais cara também.
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