Clube de Desbravadores
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O Clube de Desbravadores, ou simplesmente Desbravadores, é um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes situadas na faixa etária entre 10 e 15 anos.1 2
Semelhante em diversos aspectos ao escotismo,3 diferencia-se deste pela ênfase religiosa dada as atividades desenvolvidas.4 Faz parte do programa oficial da Igreja Adventista desde 1950.5 Mundialmente o Clube de Desbravadores faz parte do Ministério Jovem da IASD, que tem como diretor o australiano Gilbert Cangy.6
Índice
[esconder]História[editar | editar código-fonte]
O primeiro passo rumo a organização do clube de desbravadores dentro da Igreja Adventista ocorreu em 1907, quando foi criado o Departamento de Jovens Missionários Voluntários (Missionary Volunteer Society), sob a liderança do pastor M.E. Kern.7
Em 1909 são organizadas as primeiras sociedades de Missionários Voluntários Juvenis (MVJ), e em 1914 desenvolvem-se as primeiras lições para MV's Juvenis, que seriam a precursoras das classes progressivas dos desbravadores.7
Em 1911 formam-se om embriões do clube de desbravadores em Takoma Park nos Estados Unidos. Três clubes foram formados em Takoma Park em 1911, eram eles: “Scouts Missions”, “Woodland Clan & Pals” e “Takoma Indians”. Caracterizavam-se por somente aceitar meninos em suas fileiras.8 Em 1919 Arthur Spalding fundou o clube Scouts Missionaries (Escoteiro Missionários em português), no condado de Madison, noTennessee. Spalding estudou a organização, formulou diretrizes compatíveis com os objetivos espirituais da Igreja Adventista (característica que não foi adotada inicialmente pelos clubes de Takoma Park), e criou o esboço do movimento. Os Escoteiros Missionários desenvolveram os ideaisnota 1 fundamentais para o atual clube dos desbravadores.8
Em 1929 pela primeira vez é utilizado o nome “pathfinder” ("desbravador" em português) em uma programação de juvenis da IASD. A Associação do Sudeste da Califórnia promove um acampamento para Juvenis Missionários Voluntários, e intitula o acampamento de “pathfinder”. E a mesma Associação (Sudeste da Califórnia), em 1946, unilateralmente oficializa e passa a patrocinar o programa, tendo seu primeiro primeiro protótipo de clube reconhecido, sendo testado em Riverside na Califórnia.8
A par da experiência na Califórnia, a Associação Geral da Igreja Adventista oficializa em 1950 o programa do clube, e adota um uniforme, um hino (composto em 1947 por Henry Bergh) e uma bandeira (confeccionada por Hellen Hobbs em 1948) oficiais para o novo departamento.7 O nome adotado para o programa foi Clube de Jovens – Missionários Voluntários.8
Entre 09 a 11 de Outubro de 1953, a Associação Sul da Nova Inglaterra promoveu o primeiro Camporee de desbravadores em Ashburnham emMassachusetts. Desde então este tem sido o principal acampamento e forma de interação entre clubes de desbravadores em todo o mundo.9
Desde a oficialização do movimento como programa da IASD, ele sofreu algumas atualizações, sendo as mais significativas:7
- (1958) Desenvolvimento das classes progressivas;
- (1959) Desenvolvimento das classes de desenvolvimento físico e moral (medalhas de ouro e prata);
- (1976) Acréscimo dos mestrados ao currículo do clube;
- (1982) O emblema mundial Missionários Voluntários é substituído pelo emblema mundial dos desbravadores, e o nome Missionários Voluntários cai em desuso;
- (1988) É feita a primeira revisão geral do currículo dos desbravadores.
Em 2001 somavam nos quadros do movimento, 2 milhões de desbravadores e 90.000 clubes, espalhados por mais de 150 países.10
Filosofia e objetivos[editar | editar código-fonte]
O clube de desbravadores é um programa religioso centrado no tripé físico-mental-espiritual,11 que desenvolve atividades para atender às necessidades e interesses de crianças e adolescentes (juvenis) entre 10 e 15 anos de idade, com foco específico nesta faixa etária.12
Grande parte do programa do clube de desbravadores é construído em torno de atividades físicas. Segundo o manual do clube de desbravadores, o foco nisto explica-se porque “os jovens entre 10 e 15 anos de idade estão num estágio de crescimento e desenvolvimento físico muito rápido”.13 Segundo a filosofia do clube, atividades que envolvam ação, aventura, desafio e atividades em grupo, “oferecem oportunidades para o desenvolvimento de novas atitudes e habilidades que produzem o crescimento pessoal, de equipe e espírito de comunidade”, que ainda de acordo com a filosofia do programa, fazem parte do tripé da “cidadania e lealdade” que prega o respeito para com “Deus, Sua criação, e Sua igreja”.14
Enquanto o clube de desbravadores existe principalmente para os juvenis, um de seus propósitos básicos é também reunir pais e membros da igreja através de um envolvimento ativo com o clube.15 O objetivo deste envolvimento é corrigir (ou fazer desaparecer) a lacuna entre gerações aproximando juvenis e adultos, para que trabalhem e se divirtam juntos em um vínculo de experiência comum.13
Toda a filosofia dos desbravadores é construída sobre a premissa de que "os juvenis e as crianças aprendem melhor pelo exemplo, ao invés dos preceitos".16 A forma como veem os líderes e os valores dos pais é utilizada como um modelo espiritual e social a ser seguido.13 Com isto espera-se desenvolver altos princípios morais, atitudes de amor, carinho e determinação, sobressaltando estes em todas as atividades desenvolvidas. A filosofia educacional do clube, destaca ainda que os juvenis aprendem mais efetivamente numa atmosfera positiva, feliz e segura.13 Segundo a Conferência Geral da IASD, “a atitude dos dirigentes do clube é, portanto, um ingrediente vital em garantir o sucesso e a eficácia deste ministério para a juventude, pois será ele um dos principais modelos a ser seguido pelos juvenis”.17
Papel da liderança[editar | editar código-fonte]
A liderança tem como papel "ajudar os jovens a compreender e amar a Deus e zelar pela igreja e pelo próximo".17 Segundo o Manual do clube de desbravadores, os objetivos e deveres da liderança do clube são:13 18
- “Encorajar os desbravadores a descobrir o seu potencial dado por Deus e usar seus dons e habilidades para atender as expectativas do plano de salvação”;
- “Inspirá-los a dar expressão pessoal de seu amor a Deus, se unindo com outros juvenis em várias atividades de extensão”;
- “Tornar como prioridade número um do programa do clube, a salvação pessoal de cada desbravador”;
- “Construir no desbravador o apreço por uma vida saudável (desfrutar de atividades ao ar livre) e cultivar neles o amor pela criação de Deus”;
- “Ensinar ao desbravador habilidades envolventes e interativas de forma a tornar o tempo e os talentos do juvenil mais significativos”;
- Ele deve “incentivar o desbravador a se manter fisicamente apto, e ensina-los a cuidar de seu corpo e estabelecer hábitos que irão dar benefícios a sua saúde”;19 .
- “Dar oportunidade para o desenvolvimento de liderança encorajando os membros do clube a trabalhar em conjunto e compartilhando as responsabilidades da liderança.”;
- “E objetivar a promoção do desenvolvimento harmonioso do desbravador, cuidando de todos os aspectos necessários, sejam eles o físico, o social, o intelectual e o espiritual”.
Organização[editar | editar código-fonte]
Cada clube de desbravadores é administrado por um diretor de clube, vice-diretores (normalmente chamados de “associados”), conselheiros, instrutores, capelão, secretário e tesoureiro. Os cargos administrativos do clube demandam que pessoas treinadas estejam ocupando a função. A conferência Geral do Departamento Jovem instrui que preferencialmente sejam líderes investidos – maiores de 16 que cumpriram a “Classe de Líder” – ou no mínimo que estejam cumprindo os requisitos da Classe de Líder.20
O clube é dividido em unidades separadas, classificadas por sexo e por idade. Cada unidade tem em média seis ou oito desbravadores, acompanhados de um conselheiro, que é o seu líder.21 A unidade funciona como uma célula do clube, ou um “micro-clube”, pois também desenvolve um organograma administrativo com um capitão e um secretário, além de desenvolver atividades práticas e teóricas através da interação entre seus membros.21
Os clubes também são organizados em “regionais”, que funcionam como agrupamentos de vários clubes.22 Normalmente tem a atribuição de desenvolver atividades de âmbito maior (a exemplo de camporees), que demandam mais esforço e planejamento, também dando suporte ao clube, através da “equipe regional”. A regional é coordenada por um coordenador regional, normalmente um lídernota 2 investido.22
Num âmbito maior está a coordenação local dos campos de desbravadores (missões, associações, uniões e divisões), que, assim como as regionais, tem a atribuição de coordenar atividades que demandem mais planejamento,22 além de responderem a Associação Geral por todas as atividades e trabalhos desenvolvidos em sua região geográfica.20
Atividades desenvolvidas[editar | editar código-fonte]
Várias atividades são desenvolvidas no programa do clube, sendo subdivididas de acordo com o tripé educacional do clube, focando o físico, o mental e o espiritual.23
Âmbito físico[editar | editar código-fonte]
Como parte do programa oficial, o desenvolvimento físico (prática de atividades físicas) é valorizado. Isso se explica na filosofia do clube ao afirmar que “os juvenis (entre 10 e 15 anos) estão num estágio de crescimento e desenvolvimento físico muito rápido”. Várias atividades como caminhadas, trilhas na selva, ciclismo, montanhismo, entre outras, tem destaque nas atividades do departamento.23
As atividades dentro e fora da reunião regular do clube focam o desenvolvimento físico. Desenvolvem-se jogos, atividades recreativas e brincadeiras, que incentivam a prática de exercícios.21 Até mesmo atividades tradicionais da reunião regular, como a ordem unida, prezam pelo aspecto físico, conjugado com o desenvolvimento mental.
As atividades físicas devem em sua essência (dentro da filosofia oficial), entreter e atrair a criança e o adolescente, e permitir que a mesma desenvolva seu aspecto mental e espiritual conjuntamente.21
Âmbito mental[editar | editar código-fonte]
Como parte do desenvolvimento mental incentiva-se o juvenil a estudar e desenvolver as classes e especialidades, que são análogas a sériesnota 3 e disciplinas escolares.
Embora compreendam também os aspectos físico e espiritual, as classes e especialidades trazem um maior benefício no âmbito mental ao desbravador, pois proporcionam um aprendizado ampliado sobre os mais diversos assuntos.20
Âmbito espiritual[editar | editar código-fonte]
Embora a parte física exija bastante tempo dentro das atividades, o desenvolvimento espiritual é o foco maior do clube. O objetivo central é a levar o juvenil a ter uma "experiência diária e constante com Deus", fazendo-o refletir acerca da "Sua criação e de Seu cuidado para com ele".24 23
Em matéria espiritual, leva-se a cabo várias atividades a fim de envolver o juvenil. Destacam-se trabalhos missionários, estudos bíblicos e trabalhos voluntários.25 O clube normalmente realiza duas reuniões semanais, sendo uma no domingo, onde trabalha o aspecto físico e mental dos juvenis, e uma no sábado, onde desenvolve atividades de âmbito espiritual, tais como, visita a asilos e orfanatos, doação de alimentos e roupas, distribuição de panfletos religiosos, campanhas contra a violência e contra as drogas, entre outras atividades.23
Cidadania cristã[editar | editar código-fonte]
Dentro do âmbito espiritual há a noção de cidadania cristã no clube de desbravadores. Esta é parte integrante do trabalho com os juvenis, e estabelece os conceitos (ou o segundo tripé) de “cidadania e lealdade” que são três: servir a Deus, à pátria, e ao próximo. O trabalho social de todo o departamento é norteado por este conceito.25
Classes e especialidades[editar | editar código-fonte]
Classes regulares e avançadas[editar | editar código-fonte]
As classes regulares são atividades que englobam os mais variados temas, sempre considerando a filosofia educacional do clube. Assemelham-se a graus acadêmicos, pois se recomenda que sejam desenvolvidas no espaço de um ano, respeitando a idade correta para cada classe.23 Desenvolvem-se conjuntamente as classes avançadas, que contém requisitos mais elaborados, e geralmente com um certo grau de dificuldade em relação as classes regulares. São dozenota 4 as classes existentes para os juvenis:22
- Amigo e Amigo da Natureza (10 anos);
- Companheiro e Companheiro de Excursionismo (11 anos);
- Pesquisador e Pesquisador de Campo e Bosque (12 anos);
- Pioneiro e Pioneiro de Novas Fronteiras (13 anos);
- Excursionista e Excursionista na Mata (14 anos);
- Guia e Guia de Exploração (15 anos).
Classes de líder e mérito físico[editar | editar código-fonte]
Ao completar os 16 anos o desbravador tem a possibilidade de escolher permanecer no clube e compor o quadro da liderança. Se esta for a escolha do jovem, ele passará a responder as classes de líder, que são três: Líder; Líder Máster; e Líder Master Avançado.13 Estas classes tem a função de preparar e capacitar o jovem que irá compor os quadros da liderança, dando todas as instruções necessárias neste sentido.23 18
Há ainda as classes de mérito físico, que são as seguintes: Medalha de Prata; e Medalha de Ouro. Caracterizam-se por incentivar fortemente o desenvolvimento físico e atlético26dos juvenis a partir de 14 anos, e dos jovens que estão nos quadros de liderança do clube de desbravadores, do clube de Aventureiros e do clube de Jovens.18
Especialidades e mestrados[editar | editar código-fonte]
As especialidades são atividades teóricas e práticas focadas em determinado tema específico, como se fossem cursos intensivos. Seu objetivo é levar o desbravador a assimilar novos conhecimentos, desde áreas referentes a nutrição e a saúde, até áreas recreativas, de forma que o capacite e treine para lidar com as mais diversas situações.25 A sua filosofia especialidades também enseja que esta ajude no desenvolvimento espiritual e moral do desbravador.22
Os mestrados são agrupamentos de especialidades afins que se desenvolvidas, dão ao desbravador, através do sistema de méritos do clube, a possibilidade deste ser agraciado com o mérito de conhecedor de determinada área de conhecimento, seja ela, por exemplo, desde "arte campestre", até "artes e habilidades manuais".23
Ver também[editar | editar código-fonte]
Notas e referências
Notas
- ↑ Ideias no clube de desbravadores referem-se ao Voto, a Lei, o Lema, o Objetivo e o Voto á bíblia, que normalmente são citados em todas as reuniões do clube
- ↑ Desbravador maior de 16 anos que cumpriu todos os requisitos da Classe de Líder
- ↑ Neste caso, sinônimo de grau de escolaridade
- ↑ Seis classes regulares e seis classes avançadas
Referências
- ↑ Desbravadores visitam administrador Portal GDF.
- ↑ Quarenta crianças do Clube dos Desbravadores recebem informações do Doador do Futuro Agência Sergipe de Notícias.
- ↑ Clube de Desbravadores realiza caminhada de 13 km O Popular do Paraná.
- ↑ 'Escoteiros’ da cidadania São Gonçalo Online.
- ↑ Faculdade promove campanha de doação de sangue Jornal Bahia Online.
- ↑ Líderes de jovens da América do Sul planejam atividades para 2013 ASN.
- ↑ a b c d História Desbravadores – Cronologia Clube Águia Real.
- ↑ a b c d História dos Desbravadores (pdf) Universo Desbravador. Página visitada em 4 de outubro de 2012.
- ↑ História Desbravadores – Camporis Clube Águia Real.
- ↑ Programa de Extensão da UNIFAL-MG promove Solenidade de Investidura dos participantes do Clube de Desbravadores Universidade Federal de Alfenas (Unifal).
- ↑ Tribuna Câmara municipal de Venda Nova do Imigrante.
- ↑ Desbravadores um ensinamento para a vida espiritual, física e mental O Cabano.
- ↑ a b c d e f Manual do Clube de Desbravadores (pdf) Universo Desbravador. Página visitada em 3 de outubro de 2012.
- ↑ Світогляд – Філософія – Релігія (pdf) (em russo) UABS.
- ↑ Uma visão dos pais quanto ao rendimento de escolares do ensino fundamental participantes de atividades extra-escolares EF Desportes.
- ↑ Filosofia 2ª Coordenação de Desbravadores da AAmO.
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- ↑ WHITE, Ellen. Educação. Tatuí: [s.n.]. 195, 536 e 537 pp. ISBN 8534505527
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- ↑ WHITE, Ellen. Conselho aos Pais Professores e Estudantes. [S.l.]: Casa Publicadora Brasileira.
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- ↑ WHITE, Ellen. Conselhos Sobre Regime Alimentar. [S.l.]: Casa Publicadora Brasileira. p. 243.
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